Acer 2480-2779 + Vista Home Basic OEM

Ahhhh! Que raiva que eu passei!

Bom, adquirimos aqui em casa recentemente um notebook Acer 2480-2779:

  • Celeron M 430 (1.73 GHz)
  • 512 DDR2-667 (adicionei mais 512 DDR2-533)
  • Wifi B/G, Lan, Modem
  • HD 80 GB
  • Tela 14.1 Widescreen
  • Windows Vista Home Basic OEM – Inglês

Até aí tudo bem, um notebook não muito caro para uso na faculdade e para os meus pais usarem internet e office.

Primeira coisa que pensei: tirar os programas pré-instalados [que eu particularmente acho inúteis] que consomem uma quantidade de recursos imenso do computador a toa! Na verdade não são só os programas da Acer, o próprio Vista consome muita memória ram, em stand, sem nada rodando, ele pega uns 500 mb de ram!

Os programas da Acer são muito chatos, eles têm de ser desinstalados na ordem correta para desinstalarem por completo, senão um ou outro para de funcionar e não sai ali da interface do Windows. Então para quem comprar um Acer, aí vai a dica: desinstale tudo depois o “Acer Empowering Technology”.

Depois de desinstalar tudo resolvi instalar uma distribuição Linux no PC, só para ver como ficava. Fui lá, pequei meu Mandriva One 2007 e botei no bichinho, beleza. E daí o que eu descubro? Por algum motivo estranho existe uma partição de 10 gb inacessível no HD. Fui googlar pra ver o que achava: hoje em dia os fabricantes em vez de gastar dinheiro fabricando CDs, eles colocar uma partição no seu HD que consome 12,5% do HD com os arquivos de driver, restauração do sistema e etc.

Primeira coisa que pensei?! Ah! Bobagem.. Vou formatar… Mas, como qualquer pessoa precavida fui procurar saber de casos de pessoas que apagaram tal partição.. Goooogle de novo! Ninguém tinha informações muito precisas sobre tais partições, todo mundo só falava que achava que tal partição era pra comprar o notebook e fazer um cd/dvd de restauração e todo mundo dizia para não apagá-la. Aí eu pensei: “Ihhh, o programa de restauração já foi pro lixo! Vou reinstalá-lo!”.

Fui então feliz e saltitante caçar o programa no site da Acer, baixo o programa e olha que legal: ele não reinstala mais..

Tá, não priemos pânico, está tudo sobre controle.. Vamos ler o manual e ver para que que serve o DVD que veio com o notebook, um tal de “Windows Anytime Upgrade”. No manual, nada, só que existe a tal partição e que um programa da Acer a utiliza. Minha salvação, pelo menos eu acho, aparenta ser o DVD de instalação do Vista, e no site da Acer os drivers para XP e Vista.

Mesmo sabendo disso resolvi não mexer em tal partição [ainda], fui lá, peguei o utilitário novo de partições do Windows Vista (útil até, mas restrito) e criei um espaço vazio no fim do HD. Instalei o Linux, nada de anormal.

Beleza, agora vamos fazer coisas úteis, instalar programas que minha mãe precisa.. Aí começaram os erros de incompatibilidade.. Depois de reinstalar, usar modo de compatibilidade, passar raiva e testar de tudo cheguei à conclusão de que alguns programas não iriam rodar de jeito nenhum no Vista, resolvi então voltar pro XP e esperar o Vista ficar um pouco mais maduro.

Até agora ainda não instalei o XP para ver como vai ficar, mas acho que ele vai ficar bom.

Vista é um sistema bonitinho, cheio de firula, mas ele é pesado em excesso, tem ainda incompatibilidades, e SO pré-instalado não presta e pronto! Eles vêm com tanta bobagem junto que dá vontade de pegar e formatar o PC na hora colocando um SO limpo. Os programas da Acer são desnecessários e com muitos bugs, além de consumirem recursos excessivos de processador e ram.

O website da Acer é muito mal organizado e falta informações, e a falta de uma central de atendimento 0800 no Brasil é absurda, visto que a Acer é uma das marcas que mais tem vendo por aqui por conta do custo/benefício de seus produtos.

O artigo está mal escrito, mas estou ansioso para publicar algo. Depois dou uma revisada nele.

O próximo artigo? Acho que será sobre mod_rewrite, veremos..


Tags: , , ,
This entry was posted on segunda-feira, abril 16th, 2007 at 16:26 and is filed under Uncategorized. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.
  • Rafael Nunes

    legal o seu artigo! infelizmente aconteceu a mesma coisa comigo.. os drivers eu não acho de jeito nenhum

    sorte aí!

  • Caio, eu juro que tentei entender seu texto, a Thais tá de prova!

  • Rodrigo

    Legal as informações…
    Estou pensando em comprar este laptop e atualmente estou pesquisando sobre ele na web…. Apesar de parecer uma boa máquina (custo/benefício), espero ter sorte…. valeu e obrigado pelo relato

  • ademir

    Este produto não possui assistencia acessivel , não possui um 0800 o que faz com que vc tenha muita dificuldade na hora de resolver qualquer problema com os produtos da Acer,devido a isso acho que produto possui um ponto negativo que é assistencia ao consumidor.